COVID-19: IFMT Alta Floresta vai receber 215,2 mil reais para compra de itens para o laboratório de biologia molecular

Publicado por: Reitoria / 10 de Junho de 2020 às 11:39

O Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas destinou mais 380 mil reais a projetos sociais de Mato Grosso. As propostas aprovadas foram apresentadas por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos e visam minimizar os impactos da pandemia no novo coronavírus. Deste valor total, o IFMT Ata Floresta foi contemplado com 215,2 mil reais para compra de itens para o laboratório de biologia molecular.

A decisão foi tomada em reunião realizada por videoconferência na sexta-feira (05), com a presença de representantes do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os recursos são oriundos de multas e condenações por dano moral coletivo obtidos em processos coletivos movidos pelo MPT.

Do total, 96,4 mil reais foram destinados para compra de um equipamento de digitalização de Raio-X para o Hospital Municipal e Pronto Atendimento de Vila Rica. De acordo com o projeto apresentado pela secretaria municipal de saúde, o equipamento minimizará os gastos com os pacientes que precisam ser encaminhados para a realização de tomografias em Confresa, redirecionando esse valor para o tratamento de pessoas diagnosticadas com a covid-19.

Foi aprovada, ainda, a destinação de 13,3 mil reais para compra de cestas básicas para a Creche Filantrópica Boa Vontade, localizada no bairro Jardim Passaredo, em Cuiabá. Os itens adquiridos vão auxiliar na alimentação das famílias atendidas pela entidade, principalmente neste período de pandemia.

IFMT Alta Floresta

O campus de Alta Floresta do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi contemplado com 215,2 mil reais para compra de itens para o laboratório de biologia molecular. Os investimentos irão possibilitar a realização de exames para o novo coronavírus e contribuir, assim, com dados epidemiológicos sobre a patologia na região norte do estado

A previsão é que sejam disponibilizados mais de 5 mil testes pelo laboratório. “Atualmente, os testes feitos são morosos e dispendiosos, já que as amostras devem ser encaminhadas até a capital (localizada a 800 Km de Alta Floresta) para serem processadas e analisadas. Com a possibilidade de realizar este teste padrão mais proximamente aos hospitais do norte do estado, favorece-se um diagnóstico mais ágil e que possibilita intervenções mais precisas e efetivas com relação ao isolamento dos indivíduos contaminados”, explicou o coordenador do campus, Flávio Alves.

Pastoral do Migrante

O projeto apresentado pelo Centro de Pastoral do Migrante de Cuiabá para compra de 70 camas de solteiro com colchões e um termômetro digital clínico infravermelho também foi contemplado. O comitê destinou 59,6 mil reais para a unidade adquirir os itens que vão dar mais conforto e segurança para as pessoas que frequentam o local.

Segundo a coordenadora da Pastoral do Migrante, Eliana Vitalino, a destinação é importante para que a unidade possa garantir uma acolhida digna a quem procura apoio. Ela conta que são cerca de 15 pessoas por quarto e as camas e o colchões utilizados já estão em situação precária.  “A cama de ferro e o colchão hospitalar nos ajudam a manter a higienização do espaço. O termômetro também é essencial nesse período. Com esse apoio do Comitê Gestor de Ações Afirmativas, a gente pretende garantir dignidade no atendimento ao migrante”, afirma.

Comunicação Social/TRT-MT com edição da Ascom/Reitoria/IFMT