Delegação de Mato Grosso participa com 175 atletas no JIFCO

Publicado por: Reitoria / 30 de Agosto de 2018 às 10:02

Iniciou nesta quarta-feira (29/08) a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) em Goiânia (GO). A delegação de Mato Grosso, composta por 175 atletas, irá disputar contra os IF’s de Brasília, Goiás, Goiano e Mato Grosso do Sul. E resultado de um dos maiores jogos estaduais, a deleção Mato-grossense conta com uma participação massiva nessa segunda fase.

Os estudantes buscarão medalhas em diversas modalidades, sendo Handebol, Futebol, Futsal, Volêi de quadra e de areia, Judô, Xadrez, Basquete, Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. As disputas iniciaram nesta quinta-feira (30) no espaço Sesi, onde a maioria das disputas serão realizadas,  e na Universidade Federal de Goiás (UFG), que sediará o Atletismo.

Durante esta segunda etapa, que segue até o dia 2 de setembro, os atletas tentarão uma vaga para a fase final, marcada para acontecer em Fortaleza (CE) entre os dias 24 a 28 de setembro. Os estudantes do IFMT que participam do evento têm suas despesas de hospedagem e alimentações custeadas por ajuda de custo ao discente para participarem dos Jogos.

Para o reitor do IFMT, Willian de Paula, a participação considerável de atletas no JIF’s se deve ao empenho de todos os diretores dos Campi, da equipe que está à frente da Reitoria e dos professores de educação física que acreditam que o esporte pode melhorar a vivência do estudante na Instituição.

“O IFMT está vivenciando um grande momento em que se fortalece não só o esporte, como a cultura. A gente cada vez mais vem se destacando porque os alunos vêm nos motivando a crescer e observamos o potencial de atletas que temos dentro da Instituição. E o trabalho dos professores tem demonstrado que através do que eles vêm desenvolvendo, os alunos também alcançam o êxito na sala de aula, nos projetos de pesquisa e extensão”, explicou o reitor.

Durante esta etapa regional, cerca de 30 servidores estão envolvidos diretamente no acompanhamento dos estudantes. Na equipe, além dos professores de educação física, tem também técnicos administrativos no auxílio dos estudantes.

O pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques, destacou que a ação dos servidores durante todas as fases dos jogos é o motivo de Mato Grosso promover um dos maiores encontros de atletas comparados a outros estados. E a energia para que a cada ano o evento se torne mais estruturado se deve aos estudantes.

“O IFMT tem o diferencial que a própria equipe de servidores organiza o evento. Em outros lugares os IF’s acabam contratando, e, por isso, somos muito gratos a todos os servidores que se envolvem e se dedicam, pois isso traz muita economia para a instituição. E a gente convive com esses alunos que participam e muitas vezes é a primeira viagem, o primeiro contato que ele tem fora da sua cidade e do seu estado. E sabemos da importância que isso é na vida deles. Então, acreditamos que com muito planejamento e envolvimento dos servidores conseguimos fazer um evento grande e belíssimo”, destacou Taques.

Crédito: Rafaela Souza/ Jornalista IFMT - Campus Rondonópolis
Foto crédito: Instituto Federal de Goiás (IFG)