IFMT recebe Selo de Instituição Amiga do Empreendedor

Publicado por: Reitoria / 11 de Março de 2019 às 16:59

O IFMT participa do Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE MEC) e recebeu, através da Ativa Incubadora de Empresas, o Selo de Instituição Amiga do Empreendedor.

O Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) é uma iniciativa que visa facilitar o encontro entre as instituições de ensino superior públicas e/ou privadas e os empreendedores, de modo a estabelecer um ambiente de interlocução visando à promoção de atividades de orientação, capacitação e assistência gerencial a empreendedores e potenciais empreendedores, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

O Programa IAE é coordenado por um grupo interinstitucional, formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, de Instituições de Educação Superior.

Léa Paula Xavier, gerente da Ativa destaca a importância “do reconhecimento ao IFMT como instituição que nos últimos anos vem trabalhando com empreendedorismo, com foco no micro e pequeno empreendedor e na busca do desenvolvimento socioeconômico local e regional”.

Vinculada à Pró-reitora de Extensão, a Ativa foi criada com o objetivo de promover empreendimentos inovadores, contando com apoio técnico, gerencial e tecnológico do Instituto Federal e das instituições parceiras. Oferece suporte e infraestrutura para que os empreendedores possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.

Em janeiro deste ano, a Ativa lançou edital para habilitação de Núcleos da incubadora nos Campi. O primeiro edital com essa finalidade foi publicado no final de 2017 com vigência até dezembro de 2018. Através dele, projetos de quatro Núcleos foram submetidos à análise do Conselho Deliberativo. Três foram aprovados e os núcleos de Cáceres, Campo Novo do Parecis e Sorriso já estão em funcionamento e o de Bela Vista está em processo de análise.

Mais informações sobre o Programa IAE podem ser encontradas no Portal IAE: https://iae.mec.gov.br/ E sobre a Ativa Incubadora de Empresas, no portal: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/ativa-incubadora-de-empresas-do-ifmt/

Marcadores: ifmt_1