Pró-Reitoria de Extensão lança questionário de Acompanhamento de Egressos 2019

Publicado por: Reitoria / 26 de Maio de 2020 às 16:29

A Pró-reitoria de Extensão lançou, nesta terça-feira (26), o 2º Questionário de Acompanhamento de Egressos do IFMT. O formulário poderá ser respondido pelos ex-alunos da instituição até o dia 18 de setembro de 2020. A expectativa é de que em dezembro de 2020 seja a publicado o 2º Relatório dos Egressos do IFMT.

A Proex ressalta a importância das informações para a instituição por subsidiar análises sobre a inserção do egresso no mundo do trabalho após a formação no IFMT. “A pesquisa oportuniza à instituição visualizar os resultados do processo pedagógico podendo, posteriormente, proceder a reformulação e atualização curricular dos cursos, bem como planejar a oferta de novas oportunidades educacionais e de formação profissional para a comunidade escolar”, explica o coordenador Bruno Coutinho.

A aplicação do questionário de acompanhamento trará, ainda, informações que possibilitam um raio x da vida acadêmica sob o ponto de vista do ex-aluno, coletando informações e percepções sobre assistência estudantil, atividades de pesquisa e extensão, se está empregado, atuando na área ou não, se verticalizou os estudos.

“Os resultados trarão elementos que permitirão ao IFMT fazer comparativos sobre o contexto do ex-aluno com foco no êxito profissional do mundo do trabalho”.

O Relatório da Pesquisa de Egressos 2018, por exemplo, permitiu responder a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT, que busca medir entre os respondentes o percentual de egressos inseridos no mundo do trabalho e o êxito da instituição quanto à formação destes egressos.

Coutinho destacou que a meta de 40% de empregabilidade para os egressos foi ultrapassada e o resultado da pesquisa apontou que o IFMT alcançou mais de 60% de empregabilidade entre o ex-alunos respondentes. Quanto aos 40% de ex-alunos respondentes que informaram estar fora do mercado de trabalho, há quem esteja buscando oportunidades, porém, há um grande número de ex-alunos que verticalizaram para outros níveis de ensino e que responderam não ter interesse em ingressar no mundo do trabalho no momento, por estarem acessando outras oportunidades educacionais, dentro ou fora do IFMT.

“Quando analisamos campus por campus os resultados se revelaram em alguns campi superiores à 80% de empregabilidade, além de um grande número de egressos atuando na área de formação do curso concluído na instituição. Portanto, além de informações para aprimorar processos e metodologias o relatório é mais um instrumento de transparência com o qual a sociedade poderá aferir a eficiência do trabalho realizado pelo IFMT”.