início do conteúdo

Associações e coletivos apoiados pelo Maria Terra são classificados no PAA 2025

Publicado por: Reitoria / 6 de Junho de 2025 às 13:52

Foram divulgados os resultados oficiais da Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025. Ao todo, 17 associações, cooperativas e coletivos acompanhados diretamente pelo projeto Maria Terra foram classificados. Além das selecionadas com acompanhamento direto, nove associações foram apoiadas tecnicamente na elaboração e submissão de suas propostas, o que também resultou em classificação.

O esforço coletivo das equipes – articuladores, extensionistas, bolsistas e equipe de gestão – resultou em conquistas significativas para a agricultura familiar do estado. O projeto Maria Terra atuou desde a mobilização dos coletivos, passando pela construção e revisão das propostas até o acompanhamento direto das organizações em campo por meio de visitas, reuniões e capacitações junto aos coletivos, associações e cooperativas de mulheres agricultoras. 

Já foram atendidas mais de 500 mulheres com apoio contínuo dos quatro campi envolvidos -  Cuiabá - Bela Vista, Várzea Grande, Diamantino e São Vicente - que atuam na interlocução entre a comunidade e o IFMT, um esforço que tem gerado resultados concretos para os coletivos envolvidos e para toda a comunidade local.

Maria Terra: Organizações classificadas

Dentre as associações e coletivos acompanhados diretamente pelo Maria Terra classificados no PAA 2025 estão oito organizações com 100% de mulheres participantes; com destaques em todos os grupos da chamada (GR01, GR02 e GR03); e representatividade de mais de 15 municípios.

O Grupo 1 (GR01), composto por povos originários e comunidades tradicionais teve 28 propostas classificadas; o Grupo 2 (GR02), formado por assentados da reforma agrária e atingidos por barragens também somou 28 propostas classificadas e o Grupo 3 (GR03), destinado à agricultura familiar de forma geral alcançou 89 propostas aprovadas.

“Essas organizações ilustram o resultado direto da ação extensionista territorial, construída com sensibilidade, técnica e compromisso social. Com o Maria Terra, as mulheres do campo têm conquistado melhores condições de acesso a políticas públicas como o PAA, o PNAE, fortalecendo sua autonomia produtiva e sua organização camponesa,” avalia a coordenadora geral, Eloísa Azeredo.

Associações apoiadas na construção das propostas

Além das classificadas com acompanhamento direto, nove associações receberam apoio técnico na elaboração e submissão de suas propostas, o que também resultou em classificação.

São elas: Pedra Preta, P.A. Mamede, Serra Formosa (Chapada/Pedra Preta), COOPRAF (Tangará da Serra), Agrovila São Miguel (Várzea Grande), e comunidades tradicionais como Barreiro, Forquilha, Figueiral e Unidos pela Liberdade e Prosperidade.

A classificação dessas associações apoiadas tecnicamente também reafirma a importância da orientação técnica e do trabalho coletivo para viabilizar o acesso de mais organizações populares às políticas públicas.

Novo desafio: Acompanhamento das entregas

Com esse resultado considerado vitorioso para o primeiro ano do projeto surge um novo desafio: acompanhar e auxiliar as associações classificadas para que consigam executar com êxito as entregas ao PAA/Conab, além de fortalecer ainda mais coletivos a se estruturarem para as próximas chamadas públicas.

Esse momento exige presença nos territórios, diálogo, apoio logístico e institucional, articulação com parceiros e capacidade de resolução de problemas em campo. “Contamos com as equipes territoriais, os campi e a gestão nessa etapa fundamental para consolidar o protagonismo das mulheres camponesas/quilombolas/assentadas e o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso,” enfatizou Eloísa.

O PAA -  é um programa do governo federal que visa garantir o acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar, por meio da aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares para doação ou comercialização em programas sociais. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é responsável pela execução do PAA em diversas modalidades, incluindo a Compra com Doação Simultânea (CDS) e a Compra Direta da Agricultura Familiar.

Acesse os resultados nos anexos abaixo.

Por Orismeire Zanelato - jornalista IFMT 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT