Superando a média obtida no estado e no país, os cinco campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que participaram da avaliação, integram a lista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 referente ao Ensino Médio. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação em 14 de agosto de 2024.
O Campus Avançado de Sinop do IFMT conquistou a primeira melhor nota de todo o Mato Grosso, considerando as redes pública e privada, com desempenho de 5,9. Em nível nacional, esse resultado é equivalente ao décimo sétimo melhor obtido pelas escolas de Ensino Médio, entre instituições públicas e privadas brasileiras.
Também figurando entre as melhores notas do estado está o Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, que alcançou 5,5 no Ideb 2023, ficando em 3º na classificação estadual, entre as redes pública e privada. Já o Campus Juína do IFMT obteve 4,7, o Campus Barra do Garças, 4,6 e o Campus Diamantino, 4,5.
A média geral de Mato Grosso e do Brasil para o Ensino Médio foi de 4.3, considerando as redes pública e privada.
O Ideb avalia a qualidade educacional com base em taxas de aprovação e desempenho em exames de Português e Matemática. Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio realizam essas avaliações, e o índice é calculado bienalmente, variando de 0 a 10.
Integração Curricular
“As notas demonstram a grande qualidade dos cursos técnicos Integrados ofertados pelo IFMT que levam o estudante a ter formação para desenvolver uma profissão na sua sequência, junto com o conhecimento da base nacional comum. Essa integração curricular entre a base técnica e a base comum faz com que o ensino seja de grande qualidade, além de possibilitar uma formação profissional para o estudante”, avaliou a pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt.
A gestora destacou, ainda, que a existência de um corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores, aliado a uma infraestrutura que conta com bons laboratórios para aulas práticas, com um conjunto estrutural para a prática de esportes, de artes, possibilita, além de desenvolver as diversas dimensões do ser humano, a conquista desses resultados positivos.
Leia mais no site do MEC: Ideb: Brasil avança nos anos iniciais do ensino fundamental