início do conteúdo

Laboratório de Arte/Educação do Câmpus Avançado Diamantino

História:

O Laboratório de Artes Visuais foi fundado em 2015 durante o processo de implantação do Câmpus Avançado Diamantino pelo artista e professor da instituição Me. Reinaldo De Arruda, com apoio e a sensibilidade da profª Drª Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, que na ocasião era Diretora Geral do Campus, quando cedeu uma sala e materiais permanentes e artísticos visando propiciar aos estudantes dos cursos técnicos do Ensino Médio um espaço apropriado para as aulas práticas de Arte. Além disso, o espaço se justifica por fomentar a formação artística e estética dos estudantes a partir de ações humanas e culturais, de ensino e pesquisa e extensão em Arte, além de atender, também, os demais públicos interessados como os acadêmicos do curso superior em Ciências Biológicas e comunidade em geral.

Pinturas Artísticas dos Discentes:

Conheça algumas pinturas artísticas dos alunos do IFMT - Câmpus Avançado Diamantino

 

Biografia do Professor:

Foto: Reprodução / Reinaldo de Arruda

O artista plástico pantaneiro, Reinaldo De Arruda, iniciou a sua trajetória artística aos 13 anos de idade, quando começou a trabalhar como ajudante de pintores publicitários em sua cidade natal, Barão de Melgaço - MT. Assim, com o passar do tempo, tornou-se pintor de letreiros, faixas e de painéis, profissão autônoma que lhe possibilitou sustentação financeira e aprimoramento técnico da pintura artística, chegando a morar na capital Cuiabá, onde estudou o ensino médio e trabalhou como pintor publicitário e artístico por algum tempo.

Muito dedicado, conheceu os conceitos e preceitos formais da Arte através da formação acadêmica. Cursou Artes Plásticas na Universidade de Cuiabá- Unic e, nesse processo de formação, conheceu os princípios artísticos e estéticos dos movimentos e manifestações da História da Arte. Como também, os pressupostos da Arte de vanguarda e as rupturas
estéticas da pintura acadêmica.

Ao completar 30 anos idade, já com formação acadêmica superior em licenciatura Artes Plásticas, resolveu abandonar a profissão de pintor autônomo e ingressou na educação formal do serviço público, como professor concursado na área de Arte na rede municipal (por oito anos), na estadual (por três anos) e, hoje, professor efetivo há 8 anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, lotado no Câmpus Avançado Diamantino. Neste último serviço público, com incentivo da instituição federal, cursou mestrado na Universidade de Goiás - UFG, onde pesquisou sobre a pintura contemporânea e adquiriu mais experiência com o ensino da Arte que o ajudou a aprimorar tecnicamente a sua plasticidade da diversidade estética e a aprofundar-se com criticidade nos preceitos e conceitos da História da Arte, assim como valorizar as produções criativas dos povos originários sem desmerecer as vanguardas artísticas europeias.

Além disso, passou a conhecer também, os fundamentos da percepção estética e da consciência corpórea, elementos de que trata a sua pesquisa do mestrado. Desse modo, ao concluir o stricto-sensu com foco na pintura contemporânea sob um novo olhar filosófico voltado para a experiência ontológica de Maurice Merleau-Ponty, teve por objetivo contribuir com a ressignificação do olhar sensível no ensino da Arte e da pintura contemporânea no ambiente escolar, porque segundo o artista e professor Reinaldo De Arruda, a Arte não é de domínio somente do conhecimento inteligível , mas também do conhecimento sensível , esse novo olhar acabará influenciando a sua pintura, que apreende uma visibilidade filosófica, que se apresenta de forma confusa, não lapidada e quase indistinta, entre o visível e o invisível ou abstrato e figurativo, ou seja, é compreender a pintura como criação, reflexão, ressignificação e transfiguração do mundo objetivo e subjetivo por meio da percepção corpórea, que vê e apreende tanto as coisas visíveis como as coisas invisíveis do mundo. Portanto, Reinaldo De Arruda é um artista versátil em constante aprendizado, pois o seu trabalho está vinculado ao ensino-aprendizagem da Arte e, que reflete a linguagem silenciosa de todas as pinturas desse universo.

Assista o Documentário Arte e Cultura: Câmpus Avançado Diamantino.

O Documentário faz parte do IV Circuito de arte e cultura do Câmpus Avançado Diamantino: performances da pintura contemporânea - Projeto de Extensão - Edital 37/2021 - coordenado pelo professor Reinaldo Gomes de Arruda, e foi finalizado no dia 30/09/2021. Com o objetivo de proporcionar a formação estética e artística através da performance da pintura contemporânea e outras formas expressivas. Participaram do projeto onze alunos dos cursos de nível médio integrado do Câmpus e quatro alunos egressos.

O Youtube foi utilizado para a transmissão de um vídeo com as ações e performances do projeto produzido pelo aluno egresso Thaiggo Soares. Espera-se com esse trabalho que a arte seja compreendida como produção histórica e cultural, bem como criação, reflexão, ressignificação e transfiguração do mundo objetivo e subjetivo por meio da percepção corpórea.

Conheça mais sobre o Laboratório de Arte/Educação:

Projeto Arte em Casa do Campus Diamantino

Alunos da IFMT campus de Diamantino participarão do 5º WORKIF em Cuiabá

Arte Campus DIAMANTINO com Profº Reinaldo Arruda

Saiba mais sobre Reinaldo de Arruda:

Bate-Papo com Artistas - Exposição Inquisição Pantaneira

3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas de Mato Grosso

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT