Campus IFMT Diamantino comemora sucesso da 1ª Mostra de Agricultura Familiar

Publicado por: Reitoria / 16 de Novembro de 2017 às 13:20

Produtos da agricultura familiar, comidas típicas, artesanato e uma oficina de pescado foram algumas das atrações da 1ª Mostra de Agricultura Familiar que o Campus Avançado IFMT de Diamantino realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Sicredi e Empaer. A mostra aconteceu no dia 10 de novembro, na Praça Delbray Cristófolli, no bairro Novo Diamantino e contou com a participação da comunidade acadêmica e dos moradores da cidade.

A iniciativa, segundo a diretora, Sheyla Lucena, serviu de experiência para implementar a cultura da feira livre na cidade. Foi realizado, ainda, um levantamento econômico sobre as vendas durante a mostra e a viabilidade de implantação de uma feira fixa. O sucesso da primeira edição foi comemorado pela diretora.

“Para nós do IFMT foi uma satisfação fazer parte da organização deste primeiro evento. Já estamos vendo a possibilidade de realizar edições futuras, pois apoiar o trabalho dos produtores, que colocam alimento nas nossas mesas diariamente, é necessário e gratificante. É uma forma de valorizar e incentivar a agricultura familiar”, afirmou Sheyla.

A reitora substituta, professora Gláucia Barros, também viu com satisfação o envolvimento da comunidade acadêmica e dos moradores. “O que mais marcou foi a participação da comunidade local. Sentimos que o Instituto Federal, representado pelo Campus Avançado de Diamantino, tem cumprido com o objetivo de educar para a vida e para o trabalho. Estamos indo ao encontro da comunidade e promovendo uma aproximação com a nossa instituição”, avaliou a professora.

“Alunos nossos dos assentamentos Caeté e Bujuí e do campus apresentaram trabalhos interessantes e inovadores relacionados à agricultura sustentável. É motivo de orgulho ver um campus distante mais de 200 quilômetros de Cuiabá prestando esse serviço, cumprindo sua missão e levando o nome do IFMT a patamares cada vez mais altos,” completou Gláucia.

Para o gerente da agência Sicredi de Diamantino, Edson Luiz Barth, a primeira mostra poder ser o início de uma mudança cultural e econômica no município, na direção de maior equilíbrio dos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “Além de trazer maior qualidade de vida, incentivando o agricultor a permanecer com a família no campo e agregar mais valor à sua produção, a feira possibilita, aos consumidores o acesso a produtos naturais, de qualidade e sem agrotóxicos”, destacou o gerente.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino