início do conteúdo

Divulgado seletivo de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 19 de Novembro de 2024 às 18:58

Até o dia 20 de dezembro de 2024, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em rede nacional - Turma 2025. A seleção acontecerá por meio de realização do Exame Nacional de Acesso – ENA 2024/25.

O ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Capes/MEC. O curso tem como objetivo proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas. 

O ProfEPT ofertará 656 vagas abrangendo rede nacional. Para o IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde serão ofertadas 20 vagas. Serão 10 vagas para servidores e 10 vagas para ampla concorrência e em ambos os casos, serão direcionadas 5 vagas para cada linha de pesquisa, incluindo as vagas destinadas às cotas.

  • Linha 1. Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares.
  • Linha 2. Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares.

O ProfEPT é ofertado na modalidade presencial com parte da carga horária a distância e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A conclusão do mestrado, deverá ocorrer no prazo de até 24 meses.

Requisitos necessários

São requisitos necessários para participação neste edital da ProfEPT: ser portador(a) de diploma de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso de graduação, devidamente reconhecido por órgãos competentes do Ministério da Educação.

Para as vagas destinadas aos servidores(as): ser técnico(a)-administrativo(a) em educação (TAE) ou docente, pertencentes ao quadro permanente, ativo, incluindo os(as) que se encontram em estágio probatório, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (especificamente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II).  

Inscrição

A inscrição será feita exclusivamente via internet, no Sistema de Inscrições. O endereço eletrônico do Sistema de Inscrições será divulgado no site do programa: profept.ifes.edu.br. A taxa de inscrição será no valor de R$160,00.

Para se inscrever, as pessoas interessadas deverão observar os seguintes procedimentos: 

a) Acessar o site profept.ifes.edu.br no qual estarão disponíveis o Edital e o link para o Sistema de Inscrições; 

b) Preencher, integralmente, o Formulário de Inscrição no Sistema de Inscrições conforme instruções; 

c) Efetuar o pagamento da taxa, no valor correspondente, no período estipulado no cronograma, no local indicado na Guia. 

Não será permitido a nenhum(a) candidato(a) realizar a prova em uma Instituição Associada diferente daquela selecionada voluntariamente no momento da inscrição. No momento da inscrição o(a) candidato(a) poderá selecionar uma única opção de Instituição Associada e Linha de Pesquisa em que cursará o ProfEPT.

Exame e resultados

Os candidatos realizarão o Exame Nacional de Acesso que corresponde a uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha. A prova ocorrerá sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital.

A prova será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025, em municípios especificados no ANEXO 2 do edital. Em Cuiabá, a prova ocorrerá no IFMT - Campus Cuiabá Cel. Octayde. O Cartão de Convocação com o detalhamento do local de realização do ENA será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2025.

O(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de realização da prova na Instituição Associada selecionada no ato da inscrição, indicado no Cartão de Convocação, com antecedência mínima de quarenta e cinco minutos do horário fixado para o fechamento dos portões, portando: a) Documento de identificação oficial original com foto (incluindo CNH Digital, RG e CPF Digital e E-Título) ; b) Caneta esferográfica de tinta preta. 

A prova terá início às 14h (horário oficial de Brasília) com duração máxima de quatro horas, exceção feita ao(à) candidato(a) com necessidades específicas, que terá uma hora a mais para realização da prova. 

A nota final (NF) da prova objetiva será obtida por meio do cálculo: dois vezes o número total de Respostas Corretas (RC) subtraído zero vírgula sessenta e seis (0,66) vezes o número total de Respostas Erradas (RE). Conforme fórmula a seguir: NF = (2 x N° de RC) – (0,66 x N° de RE)

As pontuações e resultados serão divulgados no site do Programa (profept.ifes.edu.br) e no Sistema de Inscrições, no dia 18 de março de 2025.

Para mais informações, leia atentamente o Edital 01/2024 e seus anexos no site https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25.

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT