início do conteúdo

Educação de qualidade atrai família inteira para IFMT Diamantino

Publicado por: Reitoria / 3 de Dezembro de 2024 às 12:23

Uma família inteira, composta por mãe, pai e três filhas, do município de Diamantino, encontrou no campus do IFMT da cidade a oportunidade de formação profissional de qualidade, pública e gratuita, nos cursos técnicos e superiores ofertados pela instituição.

Tudo começou quando Pamela Ferreira Coronel, a primeira filha do casal Marilza Lopes dos Santos Coronel e Admerval Hortêncio dos Santos, ingressou no Instituto na primeira turma do Curso Técnico Integrado em Administração, no ano de 2016.

Ela conta que ficou sabendo do processo seletivo por meio da divulgação em sua escola. “Fiquei sabendo do Instituto quando estava no 9º ano do ensino fundamental, devido à grande divulgação. Fiz a prova e fui aprovada”, conta Pamela, que agora cursa Psicologia.

Para ela, o IFMT ensinou uma lição para a vida: o conhecimento pode abrir portas e oportunidades que, às vezes, desconhecemos. “Eu vivi tantas experiências no IF que não dá nem para descrever. Fiz parte do WorkIF [Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação], JIFs [Jogos dos Institutos Federais], Jenpex [Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão], MArte [Mostra de Arte e Cultura]. Tudo o que eu podia participar, eu participei, mas minhas melhores experiências foram no WorkIF, pois fomos a Brasília/DF defender o projeto que escrevemos”, relata.

Logo após foi a vez da filha do meio do casal. Geovana Ferreira Coronel, que está no 3º ano do Curso Técnico em Administração, também enfatiza o valor da instituição. “O IF me proporcionou muitas coisas boas, devido à qualificação dos professores. Além disso, me deu muitas oportunidades em projetos de extensão, pesquisas e jogos. Se eu fosse definir em uma palavra tudo o que vivenciei aqui seria: determinação”, destaca.

Lays Ferreira Coronel, filha caçula, conta que o que a levou a querer ingressar no IFMT foi a inspiração das irmãs. “Eu vim porque vi o entusiasmo da Pamela e da Geovana. Logo que a Pamela saiu, tudo o que ela aprendeu no IF a ajudou a conseguir um trabalho e outras oportunidades”, afirma Lays, que faz o Curso Técnico em Agricultura.

Ela salienta que o IFMT proporciona formação integral, com as visitas técnicas em pomares, hidropônias, fazendas, além da participação em projetos de extensão, como o Projeto da Feira. “No meu primeiro ano, também tive a oportunidade de participar do JIFs, que foi uma experiência singular para minha vida”, destaca.

Por último, foi a vez do casal Marilza Lopes dos Santos Coronel e Admerval Hortêncio dos Santos ingressarem no IFMT Campus Diamantino. “Desde o início, quando o Instituto veio para Diamantino e nossa filha mais velha ingressou, nós acreditamos na qualidade da educação ofertada pelo Instituto”, disse Marilza Coronel.

Ela, que faz, junto com o marido, o Curso Superior de Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, salienta o sucesso da filha após a conclusão do ensino médio. “Quando a Pamela finalizou o ensino médio, ela alcançou várias oportunidades com aquilo que aprendeu na instituição. Então, a importância do Instituto Federal para nós é a qualidade da educação e do ensino que a instituição oferece”, finalizou.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT