Grupo de Pesquisa BRANQUITUDE

Publicado por: Campus Diamantino / 8 de Setembro de 2020 às 10:43

Grupo de Pesquisa BRANQUITUDE

O IFMT -  Campus Avançado Diamantino, neste mês de setembro, 05/9/2020, deu início aos trabalhos do Grupo de Pesquisa BRANQUITUDE. O grupo tem como líder a pedagoga, educadora e pesquisadora Maria Auxiliadora de Almeida Arruda e conta com o apoio dos educadores e pesquisadores Noemi dos Reis Corrêa do IFMT – Campus Juína e Reinaldo Gomes de Arruda. E, também de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus: Claudia Grandizolli, Lucas Maia e Francilene Oliveira e da UNEMAT- Cáceres: Maria Eduarda de Almeida. Maria Auxiliadora é pesquisadora e autora de trabalhos nos campos de Relações Étnico-Raciais, Estudos Críticos da Branquitude, Racismo e Políticas Públicas Educacionais de Ação Afirmativa.

Para além da produção acadêmica e formação de um pensamento problematizador, o grupo tem o objetivo de, através dos estudos críticos da branquitude nas perspectivas Decolonial, Pós-colonial e da Diáspora, fazer discussões sobre as relações étnico-raciais, e, em seu cerne, a ideia de raça, como uma construção social e uma categoria sociológica fundamental para a compreensão das relações sociais cotidianas, por sua vez, permeadas por um regime racializado de representação que potencializa o racismo, hierarquias e desigualdades sociais. E nesse viés, analisar as implicações das políticas de ação afirmativa no acesso de estudantes no ensino público.

O grupo tem duas linhas de pesquisa, a saber: Linha 1 - Estudos críticos da Branquitude, Racismo e desigualdades raciais nas perspectivas Decolonial, Pós-colonial e da Diáspora. Linha 2 - Políticas públicas educacionais e as dimensões étnico-raciais na educação superior e formação docente. O grupo é aberto para quem estiver interessado nas discussões: integrantes do grupo, servidores do Campus, do IFMT, e, de toda a comunidade. Os encontros do grupo são mensais. Contato: maria.almeida@dmt.ifmt.edu.br.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino