Na segunda feira (09/04) em reunião realizada na cidade de Nortelândia, foi deliberado pela formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. A gerente de fomento e apoio a comitê de bacia da SEMA Leonice de Souza Lotufo foi quem presidiu a reunião e apresentou para todos a importância de implantação de tal comitê para a gestão sustentável dos recursos hídricos da região. Fazem parte do comitê do Alto Paraguai as cidades de Diamantino, Alto Paraguai, Denise, Santo Afonso, Arenápolis, Nova Marcelândia, Nortelândia, Barra dos Bugres, Nova Olímpia, Nobres, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Porto Esperidião e Tangará da Serra. Estiveram presentes na reunião os prefeitos, vice prefeitos, secretários municipais e representantes da SECITEC e do IFMT Campus Avançado de Diamantino.
O professor Givaldo será o representante do IFMT no comitê e falou um pouco sobre a importância deste trabalho. "Essa negociação pela formação do comitê do Alto Paraguai vem sendo feita há anos e só agora conseguimos reunir os municípios e decidir pela criação, o IFMT vai dar todo apoio técnico, fundamental para organização do comitê e esperamos no mais breve possível envolver os alunos e servidores do Campus Diamantino em projetos de pesquisa e extensão relacionados a sustentabilidade dos recursos naturais da Bacia do Alto Paraguai".
Nos dias 27 e 28 de março a gerente de fomento e apoio a comitê de bacia Leonice de Souza Lotufo ministrou palestras para os alunos do Campus Avançado de Diamantino esclarecendo sobre o papel do comitê e sua importância na sociedade. O diretor do campus Avançado de Diamantino professor Ubiranei de Freitas destacou a participação do Campus na formação do comitê "A representação do IFMT Campus Avançado Diamantino no comitê é de suma importância para formação dos nossos alunos, pois desenvolve uma relação mais próxima com a comunidade, afirmando o papel institucional, cumprindo com a responsabilidade social de conservação dos recursos hídricos da Bacia do Alto Paraguai e com a missão de formar futuros profissionais para vida e para o trabalho" Outro ponto levantado pelo professor Ubiranei é da participação do IFMT num âmbito estadual "Vou pedir junto ao magnífico Reitor professor Wiliam Silva de Paula que requisite uma representação permanente do IFMT no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), para que assim possamos participar mais precisamente nas decisões sobre os recursos hídricos do estado de Mato Grosso".