A equipe gestora do Câmpus Avançado Diamantino participou na última sexta-feira (03/12) de uma palestra sobre Como Combater o Assédio Moral no Ambiente de Trabalho do Serviço Público Federal. A ação foi realizada pela comissão de gestão e integridade do IFMT, representada pelo professor e diretor executivo, Cristovam Albano da Silva Junior e pelo corregedor do IFMT, Paulo Roger Roseno Dias.
O objetivo da palestra foi promover formas de conscientização para os servidores em situação de gestão, com o propósito de mediar os conflitos, além de discutir as formas de prevenção, identificação e denúncia de assédio no ambiente de trabalho. Discussões como essa promovem o bom relacionamento interprofissional e garantem uma prestação do serviço público com qualidade aos alunos e comunidade externa.
Para o diretor-geral do Câmpus Avançado Diamantino, Givaldo Neto, as relações interpessoais tem sido cada vez mais exigidas nos ambientes de trabalho e saber lidar com pessoas tem sido um requisito básico, desta maneira o setor público não pode ficar de fora e por isso é necessário preparar os servidores para um melhor atendimento e relacionamento no local de trabalho. "Às vezes uma palavra fora de contexto pode provocar um grande dano nas relações entre colegas de trabalho, da mesma forma o colega precisa ver que a posição do servidor em uma determinada função de chefia, lhe traz grandes responsabilidades e cobranças e que em outro momento ele poderá estar nesta função, precisamos entender os dois lados para que assim o ambiente de trabalho e o atendimento seja o melhor possível", destaca o gestor.
A palestra foi o primeiro passo de uma campanha de combate ao assédio moral que ocorrerá no câmpus no ano de 2022.
Confira como identificar o assédio moral e o que fazer:
- Assédio Moral (parte1)
- Assédio Moral (parte 2)
- Assédio Moral (parte 3)
Fonte: Anna Clara Capistrano - ASCOM IFMT-DMT