Início do Projeto de Extensão de Artes do Campus Diamantino Edital 017/2020

Publicado por: Campus Diamantino / 20 de Agosto de 2020 às 09:35

O IFMT – Campus Avançado Diamantino inicia o projeto intitulado: A PINTURA CONTEMPORÂNEA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA: UMA EXPERIÊNCIA COTIDIANA NO LABORATÓRIO DE ARTE/EDUCAÇÃO DO CAMPUS AVANÇADO DIAMANTINO. Cujo objetivo é possibilitar aos estudantes, o ensino da Arte voltado à pintura contemporânea como uma experiência formadora artística e estética no contexto escolar do Campus Avançado Diamantino, tendo como suporte o laboratório de Arte/Educação do Campus. A metodologia é balizada na proposta triangular do ensino da arte de Ana Mae Barbosa e tem como público alvo, estudantes de uma Escola Municipal Rural, bem como, estudantes do nível médio e superior do Campus. Serão 30 alunos participantes desse projeto coordenado pelo professor de Artes Reinaldo Gomes de Arruda com colaboração da professora Maria auxiliadora de Almeida Arruda e do aluno Kenedy Mendes de Souza, matriculado no curso técnico em Agricultura integrado ao nível médio.

Devido à Covid-19, o local de realização da atividade passa a ser a própria casa do estudante e não o laboratório de Arte/Educação do Campus. Assim, os materiais necessários à atividade artística estão sendo organizados e distribuídos individualmente aos estudantes, que, por sua vez, foram orientados a retirarem o material no Campus, com uso obrigatório de máscaras e mediante hora marcada, a fim de evitar aglomeração.

E, por fim, é pertinente destacar que esse trabalho é permeado pela compreensão de que, o ensino da arte como cultura e linguagem no contexto escolar propicia a formação estética e artística necessária para a percepção das coisas do mundo e da relação do Ser- no- mundo, de maneira que, as atividades práticas voltadas à pintura contemporânea no contexto escolar são fundamentais na formação humana.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino