início do conteúdo

Inscrições abertas para seletivo de Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental

Publicado por: Reitoria / 13 de Novembro de 2024 às 16:07

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Edital 166/2024, deve ser realizada entre 25 de novembro a 12 de dezembro de 2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT abre inscrições do processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental – Turma 2025. O mestrado profissional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) possui as seguintes linhas de pesquisa: Química Tecnológica aplicada a processos industriais; Química e monitoramento ambiental.

A conclusão do curso resultará no título de “Mestre em Química Tecnológica e Ambiental” da área básica Química, expedido pelo IFMT. O prazo de conclusão do curso é de 24 meses a partir da matrícula e será exigida a disponibilidade para desenvolver um Projeto de Pesquisa Profissional incluindo, quando necessário, a realização de coleta de dados e de experimento em quaisquer outros campi do IFMT e na instituição patrocinadora.

O curso oferta o total de 12 vagas para matrícula no IFMT, distribuídas por orientador conforme Quadro 2, no Edital N° 166/2024. Ainda, o curso reserva-se ao direito de não preencher o número total das vagas, em caso de avaliação insatisfatória/insuficiente dos candidatos. 

As aulas poderão ocorrer em qualquer dia da semana, nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, de acordo com calendário de aulas do Programa.

Inscrições

A inscrição deve ser feita até 24 de janeiro de 2025, por meio do sistema eletrônico SGC - https://seletivo.ifmt.edu.br/. O candidato deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico.

Após preencher o formulário eletrônico de inscrição e realizar o upload dos documentos em arquivo único e formato PDF de até 10MB exigidos no sistema https://seletivo.ifmt.edu.br/, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$100,00 obrigatória para os que não forem contemplados pela isenção da taxa de inscrição. O pagamento deve ser feito exclusivamente em espécie.

Os documentos exigidos para a inscrição são: 

a. Diploma de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC ou documento equivalente em que conste sua conclusão com data anterior à data de matrícula;

b. Histórico escolar oficial completo da graduação do candidato, emitido pela Instituição, com os nomes das disciplinas por extenso e eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula (uma cópia); 

c. Quando for o caso, Termo de autodeclaração para candidatos de políticas de Ações Afirmativas e necessidades especiais (Anexo III) e o Termo de Autorização de Uso de Imagem (Anexo VI); 

d. Para a modalidade “Profissionais empregados em empresas filiadas ao SENAI MT”, exige-se Carta de Apoio da empresa/instituição ao funcionário-candidato (Anexo IV) declarando o tipo de apoio, devidamente assinado por representante do SENAI MT. 

Isenção da taxa de inscrição

Será assegurada a isenção total do pagamento das taxas ao candidato que comprovar cumulativamente: 

  • renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; 
  • ter cursado o ensino médio e ensino superior completo na rede pública ou como bolsista integral em instituição da rede privada. 
  • preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico no sistema eletrônico SGC - https://seletivo.ifmt.edu.br/

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar os requisitos apontados acima, assinalar no sistema eletrônico SGC - https://seletivo.ifmt.edu.br/ o item isenção de pagamento e inserir os documentos exigidos no Edital N° 166/2024.

Seleção

A seleção de candidatos acontecerá através das seguintes fases: 

  • Fase I (Classificatória): Prova de Conhecimento Específico; 
  • Fase II (Eliminatória e Classificatória): Análise e arguição de pré-projeto, currículo Lattes e entrevista.  

A prova de conhecimentos específicos (Fase I) está prevista para ocorrer no dia 25 de janeiro de 2025. Enquanto que, a análise e arguição de pré-projeto (Fase II), currículo Lattes e entrevista acontecerá entre o dia 17 até o dia 21 de março de 2025.

Classificação

A nota final (NF) será calculada pela fórmula: Nota Final = Nota da Fase I (NF-I) + Nota da Fase II (NF-II), totalizando até 10,0 pontos. A classificação final dos candidatos ocorrerá em ordem decrescente considerando a nota final, até o limite de duas vezes o número total de vagas ofertadas neste Edital. O resultado final deste processo seletivo será divulgado no dia 27 de março de 2025.

Para mais informações, leia atentamente o Edital 166/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br/edital/visualizar/80/.

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT