início do conteúdo

Parceria IFMT UBI pode viabilizar acordos bilaterais na área de biotecnologia

Publicado por: Reitoria / 1 de Novembro de 2024 às 19:12

A parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade portuguesa da Beira Interior (UBI) possibilitou experiências acadêmicas enriquecedoras sobre empreendedorismo para servidores e estudantes, além de oportunizar o diálogo para viabilizar novos acordos bilaterais em ensino e pós-graduação na área de biotecnologia em 2025.

Esta é a avaliação do pró-reitor de Extensão, Frankes Siqueira sobre a Missão Internacional à Universidade da Beira Interior (UBI) na cidade de Covilhã, em Portugal, realizada na última semana de outubro.

Acompanhado de docentes dos campi Lucas do Rio Verde e Várzea Grande, o pró-reitor participou de reuniões com Núcleos de Graduação e Pós-graduação da UBI. Em uma delas, docentes da área de Ciências da Saúde e Biotecnologia, apresentaram um plano de estudos nas áreas ambiental, alimentar e farmacêutica.

“O curso nos foi apresentado vislumbrando uma parceria com o IFMT. Estamos alinhando essa parceria de pós-graduação e graduação ligada à biotecnologia, então a tendência é termos um acordo bilateral entre a UBI e o IFMT ligado à biotecnologia, contemplando nossos campi com essa vocação e fazendo esse intercâmbio com a UBI,” afirmou Frankes.

A Missão contou com a participação de dois grupos de trabalho formados por 30 pessoas, entre docentes e discentes de diferentes campi. O primeiro grupo reuniu estudantes com projetos na área de empreendedorismo classificados no Desafio de Ideias, em 2024, que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com professores da universidade portuguesa, além de conhecerem experiências exitosas praticadas naquela região.

O segundo grupo incluía sete professores do IFMT que estão cursando pós-doutorado na UBI na área de Ciências Sociais - Sociologia das Relações Étnico-raciais. Eles se reuniram com seus orientadores e apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Brasil a fim de aprofundar os conhecimentos em relação às suas áreas de estudo. Três deles concluíram a etapa do programa a ser realizada presencialmente na UBI. 

Para a professora Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, do IFMT Várzea Grande e do Programa de Pós-Graduação em Ensino do IFMT - PPGEn, "o pós-doc além de ser necessário ao fortalecimento do PPGEn e da minha atuação docente no programa, também, tornou possível compreender mais o racismo no contexto global. Por tudo isso, essa parceria do IFMT com a UBI foi primordial."

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT