Prefeitura de Diamantino prepara termo de cooperação com instituições de ensino superior para apoio no Minicentro Olímpico

Publicado por: Campus Diamantino / 1 de Junho de 2017 às 20:35

A Prefeitura de Diamantino prepara um Termo de Cooperação com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para aproveitamento do Minicentro Olímpico. O acordo começou a ser discutido na tarde desta terça-feira (30) no gabinete do prefeito Eduardo Capistrano e deve contribuir com o desenvolvimento esportivo das crianças e adolescentes do município, que terão apoio técnico oferecido pelas instituições de ensino (estagiários e professores). Em contrapartida, as instituições de ensino serão beneficiadas com o Minicentro Olímpico a disposição, servindo como um laboratório para os estudantes desenvolverem ainda mais o seu potencial acadêmico.  A viabilização do Minicentro Olímpico também torna mais atrativas as grades curriculares dos campi do IFMT e da Unemat em Diamantino, fortalecendo o município como Polo Educacional.

O prefeito Eduardo Capistrano comenta os benefícios que o Termo de Cooperação trará para a sociedade diamantinense. “O Centro Olímpico vai funcionar com mais efetividade. É uma parceria importante. Daremos vida ao local, que vai ser ocupado nos três turnos [manhã, tarde e noite]. Vai ser algo a mais que proporcionaremos para a Unemat e o IFMT em suas grades curriculares. Além disso, vamos conseguir atender as crianças com melhor formação. O município continuará oferecendo seus professores das escolinhas e contará com o apoio dos professores e estagiários das instituições de ensino, aumentando o potencial esportivo de nossas crianças e adolescentes”, destaca.

O secretário de esportes, Williomar Siqueira (Nenê) destaca as parcerias como fundamentais para ampla utilização do local. “É uma vontade muito grande do prefeito Eduardo que esse Centro Olímpico seja utilizado pelas crianças e jovens de nosso município. Estamos lutando para colocar isso em prática. Importante essas parcerias para que sejam desenvolvidos vários tipos de trabalho naquele local”, comenta.

A diretora geral do IFMT, Sheyla Lucena, aponta o Termo de Cooperação como fundamental para o desenvolvimento social do município. “O intuito do IFMT é consolidar as parcerias, principalmente com a Prefeitura. Em prol de um retorno social para os nossos jovens” lembra.

Alexandre Amaral, diretor administrativo da Unemat em Diamantino, lembra que a parceria traz benefícios mútuos. A população e a Universidade lucram com o Termo de Cooperação. “É uma parceria mútua. Algo de duas vias. Porque além de atender as demandas da Unemat, em relação, por exemplo, ao curso de Educação Física e outros cursos, por conta da interdisciplinaridade, é também uma contribuição para o uso social. Além de atender as demandas com estágio e outras atividades, estaremos contribuindo com o município para desenvolver bem o uso daquele espaço”, ressalta.

O diretor político-pedagógico da Unemat, Vilbo Cardoso, destaca a responsabilidade social das instituições de ensino ao participarem de uma parceria que vai ajudar a formar cidadãos de bem. “É um espaço que está à disposição. E a contribuição, tanto da Unemat como do IFMT, no sentido de possibilitar essa transformação social, a formação de um cidadão de bem, é importante”, afirma.

O Minicentro Olímpico está sendo preparado para inauguração, que deve ocorrer no dia 24 de junho, com etapa da Copa Mato Grosso de Futevôlei. O termo de cooperação entre Prefeitura, IFMT e Unemat deve ser assinado neste mês de junho.

Fonte:https://www.diamantino.mt.gov.br/Noticias/Prefeitura-prepara-termo-de-cooperacao-com-instituicoes-de-ensino-superior-para-apoio-no-minicentro-olimpico/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino