Professores do Campus Avançado Diamantino fazem visita técnica à terra indígena Myky em Brasnorte-MT

Publicado por: Campus Diamantino / 20 de Junho de 2017 às 08:13

Os professores do IFMT – Campus Avançado Diamantino Zaira Anislin Moutinho e Giovani Spínola de Carvalho, acompanhados do diretor de ensino Prof. Ariovaldo Lopes de Carvalho realizaram no dia 17 de Junho uma visita técnica a terra indígena Myky no município de Brasnorte. Os professores foram recebidos pelo Professor de História Geraldo Alves, que leciona no curso Técnico em Agroecologia ofertado na tribo, pelos alunos do curso, pelo Padre Jesuíta Tomas de Aquino Lisboa, que realizou os primeiros contatos com a tribo em 1971, e vive junto aos Myky desde 1976, e pela missionária indigenísta Elisabeth Rondon Amarante, que vive na tribo Myky desde 1979. A visita teve como intuito ouvir as demandas da tribo e as possibilidades de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa. Os Myky, que contam atualmente com 163 indígenas, são um grupo com uma enorme riqueza cultural e socioambiental e fazem o manejo agroecológico de sua reserva. Importante salientar que os Myky falam uma língua única, que constitui uma das “língua isolada” presentes no Brasil, ou seja, não pode ser classificada entre os grandes troncos linguísticos e que resistiu ao massacre ocorrido na região em meados do século XX.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Diamantino