Reitor do IFMT, diretor-geral do Câmpus Avançado Diamantino e presidente da empresa assinam ordem de serviço para início da obra de engenharia externa da instituição.

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 21 de Março de 2022 às 07:49

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, o diretor-geral do Câmpus Avançado Diamantino e o presidente da Orcon Engenharia e Perfurações Eireli, com sede em Araraquara (SP), assinaram nesta sexta-feira (18/03), a ordem de serviço para obra de drenagem, terraplanagem, pavimentação, paisagismo e iluminação externa do Câmpus Avançado Diamantino. A previsão é que a obra seja iniciada na primeira quinzena de Maio e ao todo o investimento será de R$ 1.955.788,14 (um milhão novecentos e cinquenta e cinco mil setecentos e oitenta e oito reais e quatorze centavos).

A assinatura da ordem de serviço ocorreu no Câmpus Avançado Diamantino e contou com a presença da Deputada Federal, Professora Rosa Neide, que destinou para a obra, cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) de sua emenda; do Magnífico Reitor do IFMT, Professor Julio César; do Deputado Federal, Valtenir Pereira; do Pró-reitor de Administração, Tulio Marfino; do Diretor-Geral do Câmpus Avançado Diamantino, Givaldo Dantas Sampaio Neto; do Coordenador de Administração e Planejamento do Câmpus Avançado Diamantino, Junior Rafael; do Prefeito Municipal de Nortelândia, Jossimar José Fernandes (Zema); do Prefeito Municipal de Alto Paraguai, Adair José; da Secretária de Educação e Cultura de Diamantino, Rosilei Carris, na cerimônia representando o Prefeito Municipal de Diamantino, Manoel Loureiro Neto; do Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Diamantino, Vereador Diocelio Pruciano; além de docentes, técnicos, acadêmicos, estudantes e comunidade da região.

Julio César dos Santos, reitor do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), afirma que o Câmpus Avançado Diamantino passará ao longo destes 3 anos por grandes transformações. "Nós iniciamos hoje, essa obra de cerca de 2 milhões de reais para a reestruturação, drenagem, terraplanagem, pavimentação, paisagismo e iluminação externa do Câmpus Diamantino e todos, incluindo o diretor-geral, diretor de ensino, nossa PROAD e demais equipes, já sabem que o câmpus está aprovado a tratar também sobre a obra geral do prédio, e após todas essas situações estarem resolvidas, iremos começar a tratar da ampliação das salas de aula, pois nós iremos dobrar a capacidade de atendimento para a região”, destaca o reitor e finaliza agradecendo a parceria entre os municípios de Diamantino, Alto Paraguai e Nortelândia.

A Deputada Federal, Professora Rosa Neide, durante sua fala lembra da sua história de luta pela educação no município de Diamantino, destacando a trajetória de solicitações para trazer a escola técnica estadual para o município, e que após a identificação da dificuldade do governo estadual em manter o funcionamento do prédio, iniciou o trabalho de cooperação na implantação dos Institutos Federais, que estavam em expansão pelo Brasil, na cidade. “Nós vemos aqui quantos alunos foram formados, quantos cursos de formação foram e estão sendo ofertados, quanto trabalho foi realizado na região, e está presente aqui a associação da Caeté, que é um dos trabalhos de extensão deste câmpus com a comunidade e que faz diferença para o nosso povo. Então Julio, Givaldo, autoridades, profissionais da rede federal e demais presentes, meu abraço carinhoso e minha disposição em continuar o trabalho pela educação”, agradece a deputada

Para o Diretor-geral do Câmpus Avançado Diamantino, Givaldo Neto, é uma satisfação, uma honra e uma grande alegria presenciar um momento como este. “Nosso muito obrigado a todos os presentes, essa é uma luta de anos e anos, e todos os dias, nós profissionais da educação, mudamos vidas aqui dentro desta instituição. Agradeço a presença das associações, da CEIBA, da Coopercaete e representantes da agricultura familiar que são tão importantes para a nossa região. O meu muito obrigado ao professor Julio e equipe pela parceria, em menos de um ano de gestão estamos iniciando uma obra que estava parada desde 2016 devido a falta de recurso, e recurso esse, que foi iniciado pela Deputada Rosa Neide, muito obrigado. Tenham a certeza que nós vamos sair de 400 alunos formados pelo câmpus para mais de 700”, concluiu o gestor.

Ao final da cerimônia a Deputada Federal foi presenteada com uma pintura da egressa e técnica em administração formada pelo Câmpus Avançado Diamantino, Gabrielly Ferro. O quadro foi entregue pelos alunos Josimael Isaias e Laura Dalapiane.

O Câmpus Avançado Diamantino foi inaugurado em 2014 e atende os municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro. Em seus sete anos de história, o IFMT Diamantino formou aproximadamente 400 alunos em diferentes áreas e modalidade, como concomitante ao Ensino Médio: Técnico em Administração, Informática e Secretariado; integrada ao Ensino Médio: Técnico em Administração e Agricultura; modalidade subsequente ao Ensino médio: Técnico em Recursos Humanos; Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Formação Inicial e Continuada.

Fonte: Anna Clara Capistrano ASCOM IFMT-DMT