Campus Avançado Diamantino: 6 anos de história

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 10 de Junho de 2020 às 20:11

Legalizado por meio da Portaria de criação nº 505 de 10/06/2014, o IFMT - Campus Avançado Diamantino iniciou suas atividades no mesmo ano, com a missão de atender uma grande e próspera região – a qual abrange os municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

Em seus seis anos de história, o IFMT Diamantino formou aproximadamente 250 alunos em diferentes áreas e modalidade, como concomitante ao Ensino Médio – Técnico em Administração, Informática e Secretariado -, integrada ao Ensino Médio – Técnico em Administração e Agricultura -, modalidade subsequente ao Ensino médio – Técnico em Recursos Humanos – e Formação Inicial e Continuada. Muitos deles encontram-se hoje inseridos no mercado de trabalho na região, com a qual o câmpus sempre aprendeu, amadurecendo e adequando sua oferta de cursos às especificidades e características locais.

O câmpus atualmente conta com mais de 400 alunos matriculados nos cursos técnicos em Administração e Agricultura integrados ao ensino médio e no curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. A qualidade do ensino pôde ser vislumbrada na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2018/2019), cujos resultados classificam o IFMT - Campus Avançado Diamantino como a 11ª escola pública de todo o estado e a melhor escola de Diamantino.

Comprometida com a formação integral do(a) estudante, a instituição busca sempre ir além das experiências em sala de aula e desenvolve projetos de pesquisa, extensão e inovação, oferecendo bolsas e/ou auxílios financeiros em várias modalidades para permanência e êxito acadêmico.

E a importância desses valores apresenta-se com clareza no presente momento, quando o câmpus completa seus seis anos de história em meio a um dos períodos mais difíceis que o país já viveu e percebe-se capaz de manter o contato com a comunidade, ajudando-a e também por ela sendo ajudado, a partir da realização de seus projetos de extensão.

A atuação do IFMT Diamantino comprova o cumprimento do objetivo de, mais do que formar profissionais capacitados, estudar e entender as especificidades locais no que se refere a seus aspectos sociais, econômicos e culturais. São seis anos de trabalho que proporcionam muito orgulho e gratidão a todos os alunos e servidores, aos que pelo câmpus passaram e aos que nele permanecem, aos que são parte dessa história e aos que continuam, todos os dias, sua permanente construção.