Câmpus Avançado Diamantino tem suas ações contra a COVID-19 publicada na Revista Digoreste

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 18 de Outubro de 2021 às 15:23

Foi publicado nesta Sexta-Feira (15/10) a Revista Digoreste - Ações de Extensão do IFMT, com edição especial de ações em combate a Covid-19 no estado de Mato Grosso. O Câmpus Avançado Diamantino apresenta suas ações de extensão "Produção de Álcool em Gel para Auxiliar no SUS de Diamantino - MT na Prevenção Contra a Covid-19" executado por Deise Morone Perígolo (Coordenadora), Paulo Henrique de Carvalho, Luane Laiame de Oliveira e Marcelo Silva Barcellos; "Feira Solidária: Estratégia de Comercialização Durante a Crise de COVID-19" realizado por  Fernando João Bispo Brandão (Coordenador), Givaldo Dantas Sampaio Neto, Nayara Cristina de Magalhães Sousa; "Cultura On-line: Uma estretégia de Minimizar os Impactos Psicossomáticos Decorrentes do Isolamento Social Durante a Quarentena" realizado por Ana Paula Garcia (Coordenadora), Julimara Gomes dos Santos, Jaqueline da Silva Alencar e Maurício Humberto dos Santos Pereira; e "Higiene é Vida" por Givaldo Dantas Sampaio Neto (Coordenador), Fernando João Bispo Brandão, Nayara Cristina de Magalhães Sousa e Deise Morone Perígolo.

Para Adão Luciano M. Gonçalves, responsável pelo setor de extensão do Câmpus Avançado Diamantino "As Instituições de Ensino Superior, como os Institutos Federais e as Universidades, devem praticar uma educação edificada sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão, que precisam ser equânimes em tratamento, obedecendo o princípio da indissociabilidade." destaca também que "A extensão interliga o mundo acadêmico às práticas cotidianas das comunidades onde estão inseridas e durante o período da pandemia ocasionada pelo coronavírus, nós do Câmpus Avançado Diamantino direcionamos intensos esforços para contribuir no combate contra esse terrível mal que assola o mundo".

O Diretor-Geral Givaldo Neto também se mostra orgulhoso com as ações e destaca "O Câmpus Avançado Diamantino teve o maior número de projetos aprovados (Foram 04) entre todos os Campi do IFMT. Nossas ações focam na pluralidade, para atender e benificar não só as pessoas que precisaram enfrentar os riscos no dia a dia, mas também as pessoas que precisaram ficar em casa. Um exemplo de ação é o projeto do Cultura on-line que focou na qualidade de vida, saúde física e mental, a partir de práticas culturais, artísticas e corporais realizadas em encontros on-line. Tivemos também o Projeto de Produção do Álcool 70% onde foi produzido o álcool glicerinado, que é uma alternativa ao álcool gel, e foi distribuído para as unidades de saúde, para o Lar de Idosos do município de Diamantino, Polícia Militar e famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade, de forma a diminuir a propagação da doença. Criamos também o Projeto Feira Solidária On-line que auxiliou os agricultores familiares no momento em que as feiras de rua tiveram que parar; e o Projeto Higiene é Vida que trouxe uma possibilidade de amenizar um problema ambiental que é o descarte de óleo vegetal utilizado em cozinhas e com isso, produzir o sabão líquido de forma simples e prática. O sabão foi doado as organizações públicas e sociais para limpeza de ambientes grandes e que não seria possível utilizar álcool."

Em resumo, todos os projetos impactaram áreas afetadas pela COVID-19 e trouxeram benefícios sociais, educacionais, de aproximação do IFMT com a sociedade. Na infraestrutura do Câmpus também ocorreu um avanço, foram adquiridos aproximadamente R$75.000,00 em equipamentos de produção para os laboratórios do Câmpus Avançado Diamantino.

Para saber mais acesse, abaixo, a versão eletrônica da Revista Digoreste e confira as ações de todo IFMT

Fonte: Anna Clara Capistrano ASCOM IFMT-DMT

Arquivos relacionados