Diamantino participa do 8º JIFMT com 44 estudantes e tem atletas destaques no xadrez

Publicado por: Campus São Vicente / 24 de Agosto de 2023 às 15:31

O IFMT Campus Avançado de Diamantino participa do 8º JIFMT com 44 atletas, sendo 22 meninos e 22 meninas. Cinco servidores, entre técnicos-administrativos e professores acompanham os alunos em Pontes e Lacerda.

A professora de Educação Física Julimara Gomes é a chefe da delegação e está em sua segunda participação nos jogos. Ela também participou com seus alunos do 7º JIFMT realizado em Cuiabá.

A equipe chegou em Pontes e Lacerda na manhã de domingo, após uma viagem de aproximadamente 9 horas.

Até o início desta quinta-feira (24 de agosto), eles já haviam conquistado uma medalha de prata na modalidade xadrez por equipe, no masculino, uma de ouro no xadrez individual masculino e também uma medalha de bronze no Judô feminino, categoria leve.

“Nossos atletas de xadrez são sempre um destaque. Desde 2017 sempre trazem medalhas para o Campus. E isso é fruto do excelente trabalho do professor de matemática, Luiz Fernando Campos, que contribui com a preparação destes alunos por meio do seu projeto de extensão”, explica Julimara. “Inclusive o nosso aluno campeão do individual este ano participava deste projeto de extensão antes mesmo de ser aluno do IF”, completa.

Algumas dificuldades enfrentadas pelos atletas de Diamantino é em relação ao treinamento preparativo para os jogos. “É sempre uma dificuldade conciliar o tempo para exercer as tarefas docentes e os treinamentos”, esclarece Julimara.

Conforme ela explicou, o número de atletas poderia ter sido maior, mas foi limitada devido à questão de transporte, e a logística na cidade, com apenas dois veículos, acabou dificultando um pouco o vai e vem dos atletas aos locais de competição.

Um problema enfrentado por todas as delegações foi a questão de hospedagem disponível na cidade, e não foi diferente para Diamantino. “Encontramos muita dificuldade para encontrar um hotel que atendesse as meninas e, em relação ao alojamento dos meninos, as dificuldades foram em relação ao número de chuveiros e falta de água em alguns momentos”.

A chefe da delegação também tece elogios a alguns pontos inovadores e muito positivos desta edição. “Destaco o uso do app Copa Fácil, as lives/transmissões e a presença de anfitriões que ficavam à disposição da delegação”.

Apesar destes obstáculos, o ânimo em participar do JIFMT, de interagir com outros atletas e a garra para correrem atrás das medalhas não foram afetadas.

Ainda de acordo com a chefe da delegação, “outras expectativas de medalhas estão no vôlei de praia (masculino e feminino). Tudo depende de como vamos nos sair nos jogos desta quinta”.

Sérgio Thompson - IFMT São Vicente