Equipe do judô do IFMT é destaque com 13 medalhas no JIF Nacional 2022 em SP

Publicado por: Reitoria / 1 de Dezembro de 2022 às 15:25

Com oito atletas dos campi Cuiabá Octayde Jorge da Silva, São Vicente, Diamantino, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Sinop a equipe de judô do IFMT foi destaque nas competições dessa modalidade realizadas no JIF Nacional em São José do Rio Preto (SP). O grupo conquistou 13 medalhas, sendo sete nas disputas femininas e três nas masculinas além do troféu de melhor equipe feminina do JIF Nacional.

O destaque do time foram as atletas Kanâ Waura de Carvalho (Sinop) e Maria Eduarda Barreto (Cuiabá Octayde) que conquistaram duas medalhas cada nas lutas individuais e uma medalha de prata por equipe. Kanã conquistou uma medalha de ouro na categoria 63 kilos e uma de bronze na categoria absoluta. Já Maria Eduarda Sampaio (Diamantino) conquistou ouro na categoria 70 kilos e prata na categoria absoluto. Veja abaixo as medalhas do judô.

Para a estudante Kanã Waura a participação no JIFNacional foi importante. “Eu me preparei para estar aqui, estava bastante ansiosa com esse momento, mas o acolhimento da organização e da delegação de Mato Grosso me ajudou muito nessa conquista. Estou feliz”, afirmou, depois de encerrar a última luta com um ippon (golpe) sobre a atleta do IFSP.

O professor do Campus Sorriso, Fabio Ramirez, que acompanhou os estudantes na competição de judô, considerou "espetacular" a experiência dos estudantes nos JIFs etapa nacional. “Para nossos estudantes é espetacular estar nos JIFs porque eles fazem a integração de várias práticas pedagógicas e de vivências culturais e sociais”, afirmou Fábio.

O docente observou que os estudantes ainda tem a oportunidade de desenvolver habilidades que extrapolam os muros da escola. “Aqui eles podem integrar os conhecimentos técnicos e científicos na convivência com estudantes de outros estados e também com os aspectos que norteiam os esportes como a competitividade, a disciplina, o respeito, o saber ganhar e saber perder. É um momento em que o estudante pode vivenciar de modo completo a educação”, ressaltou.

Quadro de Medalhas Judô

Kanã Waura de Carvalho – Sinop - Ouro (cat. -63kg) e bronze (absoluto)
Maria Eduarda Barreto – Cuiabá Octayde - Ouro (cat. -70kg) e Prata (absoluto)
Lívia Alessandra Gomes Arruda – Cuiabá Octayde - Prata (cat. + 70kg)