Resultado Final dos aprovados eclassificados no Edital 06/2021 Seleção de Bolsistas Residentes para o ProjetoFortalecendo a Agricultura Familiar de Diamantino/ MT e Região - IFMT/MAPA

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 20 de Maio de 2021 às 21:18

Alunos egressos de cursos técnicos podem realizar suas inscrições gratuitamente de 16/04 a 23/04 por meio de formulário on-line.

O Câmpus Avançado Diamantino, em parceria com o Ministério da Agricultura, lançou hoje o Edital de Seleção de Residentes Bolsistas para o Programa Residência Profissional Agrícola, destinado a técnicos de nível médio em Agricultura, Agropecuária e Administração. As inscrições devem ser realizadas de 16 a 23 de abril de 2021.

Podem participar do seletivo candidatos que tenham concluído cursos técnico de nível médio em Agricultura, Agrícola, Agropecuária ou Administração há, no máximo, 24 meses ou tenham cursado todas as disciplinas dos cursos técnicos de nível médio citados, estando apenas aguardando a emissão do certificado de conclusão. Além disso, os candidatos devem ter entre 15 e 29 anos de idade; ter disponibilidade de 40 horas semanais; não receber qualquer modalidade de bolsa (ou benefício semelhante) de outro programa do Governo Federal ou de alguma agência de fomento; e não possuir vínculo empregatício. As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento do formulário on-line, ao qual deverão ser anexadas cópias da documentação listada no edital.

Em todo o país, foram 454 propostas inscritas, vindas de 26 estados e de 87 instituições federais de ensino, totalizando 943 residentes atendidos pelo programa.  No estado de Mato Grosso, apenas dois projetos foram aprovados, sendo um da Universidade Federal de Rondonópolis e outro do IFMT Câmpus Avançado Diamantino.

Intitulado “Fortalecendo a agricultura familiar de Diamantino-MT e região”, o programa irá selecionar 07 estudantes do nível técnico, os quais atuarão em 05 organizações da agricultura familiar. De acordo com o Professor Givaldo Dantas, coordenador do projeto, este edital representa uma demanda antiga dos cursos das ciências agrícolas do Brasil e vai trazer a vivência prática do trabalho para nossos profissionais recém-formados, além de possibilitar a pesquisa aplicada e a extensão rural aos agricultores da região.

* As fotos da reportagem foram tiradas antes da pandemia.