Prática pedagógica na EJA: relação teoria-prática no ensino de ciências em escola pública de Diamantino-MT.

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 29 de Abril de 2022 às 18:13

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desenvolveram uma prática pedagógica inovadora e interdisciplinar que relaciona teoria e prática tanto em relação à compreensão e investigação das condições necessárias para a mediação pedagógica emancipadora na educação de jovens e adultos (EJA), quanto em relação ao ensino e aprendizagem do conteúdo científico: O vírus da Covid-19 - Coronavírus SARS-COV-2. Diante das implicações da pandemia que atravessamos, esse tema de aula se faz necessário, por conta de tudo o que ela provocou e ainda provoca. Esse conhecimento científico pode ser utilizado na vida diária com a finalidade de melhorar as condições de vida.

Para isso, durante as aulas de Metodologia do Ensino de Ciências, os estudantes juntamente com a professora Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, realizaram um estudo de reflexões de Paulo Freire sobre a EJA e de artigos constantes no período CAPES acerca do ensino prático de Ciências e as implicações do Coronavírus SARS-COV-2. A partir disso,  foram desenvolvidos o plano de aula, a construção dos materiais e recursos didáticos necessários para o desenvolvimento da aula e o processo de interação com a Escola Elza Martins de Queiroz Oliveira, localizada no Bairro Pedregal do Município de Diamantino-MT, que oferece a EJA no período noturno. Feito isso, o espaço/tempo do trabalho teórico-prático da sala de aula deu lugar ao espaço/tempo da práxis pedagógica com educandos de EJA, no período noturno (19h às 22h) da Escola Elza.

O resultado dessa atividade possibilitou aos estudantes a compreensão de que a EJA é uma modalidade de educação complexa que necessita de uma mediação pedagógica fundamentada, crítica e planejada, na qual educadores e educandos são sujeitos de aprendizagens mediadas pelo diálogo como fundamento da prática pedagógica na EJA e no ensino de ciências.