Proex lança Revista Digoreste: Ações de Extensão 2019

Publicado por: Reitoria / 24 de Agosto de 2021 às 10:30

A Pró-Reitoria de Extensão lança, neste mês de agosto, a Revista Digoreste: Ações de Extensão 2019 no formato digital. Esta edição, retrata a união e coletividade, seja através dos nossos irmãos indígenas ou da nossa comunidade escolar, por meio dos nossos estudantes, técnicos administrativos e docentes. Em suas 160 páginas, a revista traz informações sobre 117 ações de extensão desenvolvidas no ano de 2019.

Apresentam-se por exemplo, o projeto "Empreender para a liberdade", desenvolvido na cadeia pública feminina de Tangará da Serra, como também o projeto "FIC - Alfabetização e letramento de adultos" implementado na cidade de Campo Novo do Parecis.

O diretor de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares, Victor Rafael Araújo Noronha, destacou que a construção dessa edição foi um grande desafio, pois ocorreu durante o período da pandemia de 2020; e junto dele, a perda do servidor, Helton Pereira Bastos, programador visual da Reitoria, responsável pela elaboração desse trabalho.

“Conseguir finalizar essa revista foi uma vitória. Contemplamos todos os campi com trabalhos bastante relevantes. A gente tentou retratar até pelo momento difícil da pandemia que vivemos, a união e a coletividade, como a escolha da imagem da capa, até as imagens de abertura dos campi, sempre ressaltando a coletividade e a união. Essa é a marca dessa edição. Vale ressaltar que esse trabalho começa na gestão anterior, com o professor Elson Santana. Em 2021, a gente assume a responsabilidade e a contratação de uma empresa para realizar a programação visual desse material”, conta Victor Noronha.

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques destaca que a importância da Digoreste é a divulgação das ações de extensão da nossa comunidade, do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. A ideia é trazer o reconhecimento e a visibilidade dos trabalhos feitos pelas ações extensionistas.

O reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, ressaltou que a Revista Digoreste é mais um dos elementos de conexão entre as comunidades interna e externa, pois apresenta à comunidade as atividades, os projetos de extensão e as contribuições direcionadas para a sociedade. Sendo possível, assim, estimular a participação da comunidade nesses projetos e a criação de parcerias para ampliação deles.