Professora do IFMT – Câmpus Avançado Diamantino tem artigo publicado em revista com conceito Qualis A

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 20 de Maio de 2021 às 19:22

A professora Maria auxiliadora de Almeida Arruda, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado pelo Câmpus Avançado Diamantino, teve artigo aceito para publicação na Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar. Segundo os
editores do periódico, o artigo será publicado no segundo semestre de 2021, em seu volume 11, n. 03. O periódico possui Qualis A2 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O artigo tem como título “Dimensões da branquitude na política de oferta de vagas do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Mato Grosso. Essa publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no doutorado em Sociologia da UFSCar sob a orientação do sociólogo Valter Roberto Silvério, com o objetivo de investigar se e como o modelo de reserva de vagas adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, no período de 2008-2018, legitima o privilégio racial branco ou se, ao contrário, contribui para o seu desmantelamento, conforme objetivos originais das políticas de ações afirmativas.
Para a professora Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, publicar trabalhos em revistas com elevado conceito e impacto científico é importante, tanto como docente e pesquisadora, quanto para o IFMT, pois a produção científica docente é um critério de análise na avaliação dos cursos de graduação. Ademais, essas publicações revelam que a instituição tem produção de conhecimento possível de estar em rede local, regional e nacional fomentando diálogos com pesquisadores de outros espaços acadêmicos voltados, por exemplo, ao combate do racismo constituinte de nossas práticas sociais.