Feira solidária: Estratégia de comercialização durante a crise do COVID-19.

Período de execução: 30/03/2020 – 26/06/2020

Objetivo: comercializar quinzenalmente, através do aplicativo WhatsApp, produtos derivados da agricultura familiar.

Equipe:
Fernando Joao Bispo Brandao (docente – coordenador), Givaldo Dantas Sampaio Neto (docente) e Nayara Cristina de Magalhaes Sousa (docente).

Perante a pandemia do COVID-19, os governos federal, estadual e municipal, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, emitiram decretos para promover o isolamento social e, uma das medidas foi a proibição de feiras livres. Após a suspensão dos decretos houve o retorno dessas feiras, porém, é perceptível que a pandemia acelerou os processos de vendas por meios digitais. No entanto, os agricultores familiares em sua grande maioria não possuem condições técnicas para a realização dessa nova realidade de comércio virtual. Diante do enfraquecimento das feiras livres devido ao isolamento social e do novo padrão de vendas por recursos digitais, esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma alternativa de comercialização de produtos da agricultura familiar através de delivery utilizando o aplicativo WhatsApp.

Quinzenalmente, uma lista de produtos é enviada a grupos sociais do aplicativo do WhatsApp para que os clientes possam escolher os produtos e a quantidade de interesse. Cestas de valor mínimo de R$30,00 serão entregues na casa de cada cliente. A estimativa é da comercialização de 100 cestas, o que corresponde a um valor entre R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00, a serem distribuídos aos produtores, minimizando assim os impactos econômicos deste período.

FOTOS:

Foto 01