início do conteúdo

Higiene é vida

Período de execução: 14/10/2020 – 28/12/2020

Objetivo: produzir sabão em barra e líquido através de óleos e gorduras vegetais e animais que seriam descartados de forma incorreta no esgoto doméstico, amortizando assim impactosambientais e implantando uma política simples de sustentabilidade entre a sociedade local.Além de difundir uma técnica de produção simples e econômica, beneficiando entidades públicas do SUS, filantrópicas e famílias em vulnerabilidade social.

Equipe:
Givaldo Dantas Sampaio Neto (docente – coordenador), Fernando Joao Bispo Brandao (docente), Nayara Cristina de Magalhaes Sousa (docente) e Deise Morone Perigolo (docente).

Diante da pandemia do COVID-19, os processos de higiene pessoal se tornam indispensáveis para evitar o contágio da doença, uma forma de prevenção é o uso de sabão durante a lavagem das mãos, a fabricação desse produto pode ser realizada utilizando materiais recicláveis.

O projeto consiste na coleta de resíduos domésticos de óleos, gorduras vegetais e animais queseriam lançados de forma incorreta no solo e nos corpos hídricos, desta forma seria realizada a destinação correta e sustentável deste resíduo utilizando-o para a produção de sabão em barra e líquido.

Os resíduos de óleos e gorduras vegetais serão advindos de uma chamada para que a população junte tais materiais e doem para produção, também será dado enfoque aos estabelecimentos comerciais que possuam dificuldades de descarte do material. Será realizado contato com outras entidades públicas e privadas para doação, divulgação, coleta e oficina de produções do sabão em barra e líquido.

O projeto será desenvolvido nas instalações do Campus Avançado de Diamantino onde será produzido o sabão em barra e líquido. A destinação da produção do sabão será paras as instituições do SUS que estão no enfrentamento do COVID-19, além das entidades filantrópicas que trabalham com grupos de risco como os idosos, pretende-se ainda conscientizar a população de como através de uma prática simples e sustentável pode-se realizar o descarte correto dos resíduos domésticos.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Diamantino

Rodovia Roberto Campos - Novo Diamantino, None - CEP: 78400-000

Telefone: (65) 99807 1834

Diamantino/MT